​© 2017 - Ieda de Oliveira

  • White Blogger Icon
  • White Facebook Icon
  • White Instagram Icon
  • White Twitter Icon
  • White YouTube Icon

Ieda de Oliveira é escritora, pesquisadora e compositora.
É Pós-doutora em Análise do Discurso pela Université Paris XIII, Doutora em Letras pela USP, Mestre em Letras pela PUC/RJ e Especialista em Literatura Infantil e Juvenil pela UFRJ. 
Sua obra teórica,  ficcional e musical tem sido  voltada para o público infantil, juvenil e adulto. Tem 26 livros publicados. 
É conferencista nacional e internacionalmente reconhecida, tendo participado de grandes eventos ligados à literatura no Brasil, como Bienais do Livro (Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná, Minas Gerais, Ceará), FLIP, FLIPORTO, Salão do Livro Infantil e Juvenil de Minas Gerais, Salão FNLIJ do Livro para Crianças e Jovens, entre outros, além de conferencista convidada em universidades. 

No exterior:
Ministrou, em Angola e São Tomé e Príncipe, cursos de escrita criativa para escritores e fez  conferências, a convite da Embaixada do Brasil.  Em Portugal,  a convite da Escola Superior de Educação de Coimbra, da escola Superior de Educação do Porto, da Universidade de Aveiro e da Universidade Nova de Lisboa proferiu conferências. Em Paris, na Sorbonne, participou do Printemps Littéraire Brésilen e também de atividades com crianças na École Anatole France e na Embaixada do Brasil. Proferiu conferência no Lycée Internacional de Saint-Germain-en-Laye.

Prêmios:

No Brasil -- o Prêmio José Guilherme Merquior de Critica Literária, o Prêmio Adolfo Aizen de Literatura Infantil, finalista do Prêmio Jabuti de Literatura Juvenil, Prêmio Alice da Silva Lima de Teatro Infantil para texto inédito.  Por várias vezes foi agraciada com a láurea Altamente Recomendável da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil.


No exterior – Foi escolhida pela FNLIJ (Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil) para representar o Brasil no White Ravens de Munique (catálogo onde estão os autores e obras de literatura infantil e juvenil considerados os mais importantes publicados no mundo), foi Mención de Honor no Prêmio Ninõs del Mercosur, em Córdoba e finalista do Prix Espace Enfants, na Suiça. 

Em 2016 lançou em Paris e Berlim seu primeiro texto para adultos: Sabor Bordeaux, escrito para  antologia Olhar Paris, ed. Nós.
O segundo Auferstehung foi lançado este ano pela mesma editora em Paris e faz parte da antologia Escrever Berlim. lançada na FLIP, no Rio de janeiro, com lançamento previsto também para Berlim.
Seu próximo livro para crianças é o Danças do Brasil, ed. Zit, com lançamento previsto para 2018.

SOBRE

Ieda de Oliveira is a writer, a composer, and a researcher. She has a PhD in Comparative Studies of Literature in Portuguese Language (Universidade de São Paulo, USP). After 15 years working as university professor of Theory of Literature, she left the academic life to dedicate herself to writing and composing.

 

One of the words she invented when she was a child, RAIMISCHIMBILIM, a magic word that opened the doors of her imagination, became her entry door to the literary world in A visita (The Visit), her first book (Ed. Ao Livro Técnico, 1993).

 

Her work as both writer and composer is focused on children. She also produces work aimed at teachers, reading agents, and people who are interested in children’s and juvenile literature. She often gives talks in events focused on these topics in Brazil and in other countries.