​© 2017 - Ieda de Oliveira

  • White Blogger Icon
  • White Facebook Icon
  • White Instagram Icon
  • White Twitter Icon
  • White YouTube Icon

LIVROS / VIVA O REINO DA TERRA (livro com CD)

Texto: Ieda de Oliveira
Ilustrações
: Fabiana Salomão

Editora: Prumo

1ª edição: 2012
ISBN: 9788579271526
Acabamento: Capa dura

Páginas: 64
Formato: 21 x 24
Observações:
Acompanha CD com a história narrada, representada e cantada.
Recebeu o Prêmio Alice da Silva Lima para texto inédito de teatro infantil, da UBE.

Tema da tese de doutorado em psicologia, de Ressurreição Monge, na Universidade de Lisboa.

Viva o Reino da Terra nasceu há mais de vinte anos como um roteiro para teatro e, somente agora, as aventuras da Imperatriz Amor-Perfeito e seus amigos da Terra Encantada que, aos poucos, está se transformando na Terra Envenenada, ganharam as páginas de um livro, acompanhado de CD com uma bela interpretação narrada e cantada! Certamente crianças, jovens e até adultos irão emocionar-se, ao mesmo tempo que aprenderão
a importância de temas que estão na ordem do dia: ecologia, sustentabilidade, alimentação saudável, além de valores como amor, amizade, tolerância e respeito.

 

"Com muitas flores, amigos e alegria,  nasceu o Viva o Reino da Terra. Criei esse projeto há 26 anos.  Na época foi impossível viabilizá-lo, mesmo tendo recebido na ocasião o Prêmio Alice da Silva Lima para teatro infantil texto inédito, da UBE. Queria que o livro viesse acompanhado com CD, em que a história viesse também narrada por mim, representada e cantada por atores/cantores e que as crianças pudessem interagir, brincar, fazendo parte diretamente desse universo de sonho.

Brincar de pensar, escancarando as portas da fantasia  para assuntos sérios, como a deterioração do planeta, a utilização de compostos químicos em detrimento de adubos naturais nos alimentos, o envenenamento progressivo da Terra e a urgência da flor, sem ranços didáticos, mas com o riso fundamental da arte. Procurei, a partir de um olhar dialético sobre o espírito humano, observar de maneira cúmplice a ecologia da alma e a alegria contínua de semear a vida.

Tudo foi feito com imenso carinho e dedicação por parte de todos os envolvidos: O belíssimo trabalho de ilustração feito por Fabiana Salomão, os arranjos musicais feito pelo Zé Antônio, os cantores, atores, técnicos, produtores, uma equipe enorme e dedicada. O livro que esperou 26 anos nasceu lindo, com direito a capa dura, projeto gráfico impecável, gravação no Studio Flautin e um marcador de livros que é semente.

Após a leitura, a criança planta o marcador semente na terra e vinte dias depois nascem flores. A brincadeira é que nesses vinte dias em que a flor estará surgindo para embelezar o planeta, que a criança também procure tentar mudar alguma coisa dentro dela para contribuir também para tornar o mundo mais bonito. Por exemplo, se implica muito com o irmãozinho, se esforçar para não implicar tanto. A idéia é semear amor e práticas de generosidade no dia a dia. É o que chamamos de ecologia da alma."

RESENHAS:

Editora Prumo (Blog da Prumo)

Revista Fator Brasil

Semente - Dani Mariuzzo e Ricardo Fabio
00:00 / 00:00
Introdução - Ieda de Oliveira
00:00 / 00:00